Condições Gerais de Venda e informações para os clientes
Condições Gerais de Venda e informações para os clientes
I. Condições Gerais de Venda
§ 1 Disposições de base
(1) As seguintes condições comerciais são aplicáveis a todos os contratos que celebrar connosco como fornecedor (Bilderdepot24 GmbH & Co. KG) através do site www.cosimira.pt. Salvo acordo em contrário, a inclusão dos seus próprios termos e condições, caso existam, é rejeitada.
(2) Um consumidor, na aceção das disposições seguintes, é qualquer pessoa singular que celebre um negócio jurídico para fins que não possam ser predominantemente atribuídos à sua atividade comercial ou profissional independente. Um empresário é qualquer pessoa singular ou coletiva ou uma parceria com capacidade jurídica que, ao celebrar um negócio jurídico, atua no exercício da sua atividade profissional ou comercial independente.
§ 2 Celebração do contrato
(1) O objeto do contrato é a venda de bens.
(2) Ao colocar o respetivo produto no nosso site, fazemos-lhe uma oferta vinculativa para celebrar um contrato através do sistema de carrinho de compras online, nas condições especificadas na descrição do artigo.
(3) O contrato é celebrado através do sistema de carrinho de compras online da seguinte forma:
Os bens destinados à compra são colocados no "carrinho de compras". Pode aceder ao "carrinho de compras" através do botão correspondente na barra de navegação e efetuar alterações em qualquer altura.
Depois de clicar no botão "Pagamento" ou "Continuar a encomendar" (ou similar) e de introduzir os seus dados pessoais, bem como as condições de pagamento e de envio, os dados da encomenda serão apresentados sob a forma de uma síntese da encomenda.
Se utilizar um sistema de pagamento instantâneo (por exemplo, PayPal (Express/Plus/Checkout), Amazon Pay, Sofort) como método de pagamento, será encaminhado para a página de resumo da encomenda na nossa loja online ou redirecionado para o sítio Web do fornecedor do sistema de pagamento instantâneo.
Se for redirecionado para o respetivo sistema de pagamento instantâneo, faça a seleção adequada ou introduza os seus dados. A seguir, os dados da encomenda serão exibidos sob a forma de resumo da encomenda no site do fornecedor do sistema de pagamento instantâneo ou depois de ter sido redirecionado para a nossa loja online.
Antes de enviar a encomenda, tem a possibilidade de verificar novamente os dados no resumo da encomenda, de os alterar (também através da função "retroceder" do navegador de Internet) ou de anular a encomenda.
Ao enviar a encomenda através do botão correspondente ("encomenda com obrigação de pagamento", "comprar" / "comprar agora", "encomenda com obrigação de pagamento", "pagar" / "pagar agora" ou designação semelhante), declara a aceitação juridicamente vinculativa da oferta, pelo que o contrato é celebrado.
(4) Os seus pedidos de informação relativos à preparação de uma proposta não são vinculativos para si. Apresentamos-lhe uma proposta vinculativa sob a forma de texto (por exemplo, por e-mail), que pode aceitar no prazo de 5 dias (a menos que seja especificado outro prazo na respetiva proposta).
(5) O processamento da encomenda e a transmissão de todas as informações necessárias para a celebração do contrato ocorrem por e-mail e são parcialmente automatizados. O utilizador deve, por conseguinte, certificar-se de que o endereço de e-mail que nos forneceu está correto, de que a receção das mensagens de e-mail está tecnicamente assegurada e, em especial, de que não é impedida por filtros de spam.
§ 3 Produtos por encomenda
(1) O cliente deve fornecer-nos as informações, textos ou ficheiros necessários para a criação de produtos personalizados através do sistema de encomendas online ou por e-mail, o mais tardar imediatamente após a celebração do contrato. Todas as especificações que possamos ter relativamente aos formatos de ficheiros devem ser respeitadas.
(2) O utilizador compromete-se a não transmitir quaisquer dados cujo conteúdo infrinja os direitos de terceiros (nomeadamente direitos de autor, direitos de nome, direitos de marca) ou a legislação em vigor. O utilizador indemniza-nos expressamente contra todas as reclamações apresentadas por terceiros a este respeito. O mesmo se aplica às despesas de representação jurídica necessárias neste contexto.
(3) Não verificamos a exatidão do conteúdo dos dados transmitidos e, a este respeito, não assumimos qualquer responsabilidade por erros.
§ 4 Acordos especiais sobre os métodos de pagamento propostos
(1) Compra por conta através de paymorrow
Em caso de pagamento por conta (compra por conta via paymorrow), a mercadoria encomendada será expedida ou entregue juntamente com a fatura. O preço de compra deve ser pago no prazo de 21 (vinte e um) dias de calendário a contar da data da fatura.
(2) Pagamento por "cartão de crédito secupay", "débito direto secupay" ou "compra secupay por conta"
Para os métodos de pagamento "cartão de crédito secupay", "débito direto secupay" ou "compra secupay por conta", atribuímos o nosso direito de pagamento contra si de forma total e irrevogável à secupay AG, Goethestr. 6, 01896 Pulsnitz. Antes de aceitar a encomenda, a secupay AG efetua um controlo de crédito com base nos dados transmitidos no âmbito da encomenda.
Reservamo-nos o direito de recusar o método de pagamento selecionado na sequência da verificação de crédito; será informado desse facto antes de enviar a sua encomenda.
Se o método de pagamento "cartão de crédito secupay" ou "débito direto secupay" for autorizado, a secupay AG aceita a atribuição e, subsequentemente, cobra a taxa da sua conta através do seu cartão de crédito ou débito direto. A sua conta bancária ou de cartão de crédito será debitada após a conclusão da encomenda.
Se o método de pagamento "secupay purchase on account" for autorizado, a secupay AG aceita a atribuição e os bens encomendados ser-lhe-ão enviados ou entregues juntamente com a fatura. O preço de compra deve ser pago à secupay AG, Goethestraße 6, 01896 Pulsnitz, no prazo de 10 (dez) dias de calendário após a entrega dos bens.
(3) Compra por conta do Ratepay, débito direto do Ratepay, compra em prestações do Ratepay
Para podermos oferecer-lhe métodos de pagamento atractivos, trabalhamos em conjunto com a Ratepay GmbH, Franklinstraße 28-29, 10587 Berlin (a seguir designada por "Ratepay"). Se for celebrado um contrato de compra efetivo entre o utilizador e nós ao utilizar um método de pagamento Ratepay, atribuímos o nosso direito de pagamento à Ratepay. Ao utilizar o método de pagamento Ratepay "compra a prestações", atribuímos o nosso direito de pagamento ao banco parceiro da Ratepay GmbH. Se o utilizador escolher um dos métodos de pagamento Ratepay aqui propostos, autoriza a transferência dos seus dados pessoais e os da encomenda para a Ratepay para efeitos de verificação de identidade e de crédito e de processamento de contratos. Todos os detalhes podem ser encontrados nos Termos e Condições Gerais de Pagamento para os métodos de pagamento Ratepay em https://www.ratepay.com/legal-payment-terms/, que se aplicam para além dos nossos Termos e Condições Gerais quando escolhe um método de pagamento Ratepay.
(4) Compra por débito direto via Novalnet
Em caso de compra por débito direto através da Novalnet AG, proposta na Alemanha e na Áustria, o montante do pagamento é devido imediatamente por débito direto na conta corrente indicada no processo de encomenda na instituição de crédito aí indicada (a conta corrente). O utilizador autoriza a Novalnet AG, de forma revogável, a cobrar os pagamentos a efetuar pelo utilizador através da compra por débito direto na sua conta corrente. Se a conta corrente não tiver a cobertura necessária, o banco titular da conta não é obrigado a honrar o pagamento. Os resgates parciais não são efetuados por débito direto.
Ao indicar a conta corrente, confirma que está autorizado a efetuar o débito direto através da conta corrente correspondente. As notas de débito de retorno estão associadas a um elevado nível de esforço e custos para nós e para a Novalnet AG. Em caso de devolução de um débito direto (por insuficiência de fundos na conta corrente, por cancelamento da conta corrente ou objeção do titular da conta ou por transmissão incorreta dos dados da conta), é obrigado a pagar uma taxa de processamento de 7,50 euros por cada débito direto devolvido. Ser-lhe-á dada a oportunidade de provar que o estorno resultou em custos mais baixos ou na ausência de custos. Outras reivindicações são reservadas. Tendo em conta o esforço e os custos envolvidos na devolução dos débitos diretos e para evitar a taxa de processamento, solicita-se que não se oponha ao débito direto em caso de anulação ou rescisão do contrato de compra, devolução ou reclamação. Nesse caso, após consulta, o pagamento será anulado através de uma transferência do montante correspondente ou de um crédito.
(5) Compra por conta via Novalnet
Nas compras por conta, o montante da fatura deve ser pago ao nosso parceiro externo, Novalnet AG, o mais tardar no dia de calendário indicado na fatura.
Neste caso, só pode efetuar um pagamento à Novalnet AG com efeito liberatório.
Mesmo no caso de compras por conta através da Novalnet AG, continuamos a ser responsáveis pelos pedidos de informação gerais dos clientes, por exemplo, no que diz respeito às mercadorias, prazos de entrega, expedição, devoluções, reclamações, avisos de anulação ou notas de crédito. Este método de pagamento só está disponível para clientes da Alemanha. A Novalnet AG verifica e avalia os seus dados e troca-os com outras empresas e agências de crédito (verificação de crédito) se houver uma razão justificada para o fazer. Se a solvabilidade não for garantida, a Novalnet AG pode recusar a compra por conta e indicar opções de pagamento alternativas.
(6) Pagamento por "compra por conta" (compra por conta) e/ou "pagamento em prestações" e/ou "débito direto central SEPA" da Unzer
No caso dos métodos de pagamento "compra por conta" (compra por conta) e/ou "pagamento por prestações" e/ou "débito direto central SEPA", atribuímos o nosso direito de pagamento contra si na totalidade ao Bank Frick & Co AG, Landstrasse 14, 9496 Balzers, Liechtenstein (a seguir designado por "Banco"). Para que a dívida seja liquidada, todos os pagamentos devem ser efetuados exclusivamente ao banco, para a conta que lhe foi notificada para o efeito. Os Termos e Condições Gerais da Unzer podem ser consultados aqui https://payment.payolution.com/payolution-payment/infoport/agb?mId=.
(7) Débito direto SEPA
Ao pagar por débito direto SEPA, o cliente autoriza-nos a cobrar o montante da fatura na conta especificada, emitindo um mandato SEPA correspondente.
O prazo para o envio da pré-notificação é reduzido para 5 dias antes da data de vencimento. O utilizador é obrigado a certificar-se de que existem fundos suficientes na conta na data de vencimento. Em caso de devolução de um débito direto por sua culpa, deve suportar os encargos bancários incorridos.
(8) Pagamento através de "PayPal" / "PayPal Checkout"
Se selecionar um método de pagamento que seja oferecido através de "PayPal" / "PayPal Checkout", o pagamento será processado através do prestador de serviços de pagamento PayPal (Europe) S.à.r.l. et Cie, S.C.A.. (22-24 Boulevard Royal L-2449, Luxemburgo; "PayPal"). Os diferentes métodos de pagamento através de "PayPal" são apresentados no nosso sítio Web e no processo de encomenda online, através de um botão com a indicação correspondente. PayPal" pode utilizar outros serviços de pagamento para o processamento de pagamentos; se forem aplicáveis condições de pagamento especiais, o Utilizador será informado das mesmas separadamente. Pode encontrar mais informações sobre o "PayPal" em https://www.paypal.com/de/webapps/mpp/ua/legalhub-full.
§ 5 Direito de retenção, retenção de título
(1) O utilizador só pode exercer um direito de retenção na medida em que este diga respeito a créditos decorrentes da mesma relação contratual.
(2) Os bens permanecem nossa propriedade até ao pagamento total do preço de compra.
(3) Se o utilizador for empresário, aplica-se igualmente o seguinte:
a) Reservamo-nos o direito de reter a propriedade dos bens até que todos os créditos decorrentes da relação comercial atual tenham sido totalmente liquidados. Antes da transferência de propriedade dos bens reservados, não é permitido penhorar ou transferir a título de garantia.
b) O utilizador pode revender os bens no decurso normal da sua atividade. Neste caso, cede-nos todos os créditos no montante do valor da fatura que lhe cabem devido à revenda, e nós aceitamos a cessão. Além disso, está autorizado a cobrar o crédito. No entanto, se o utilizador não cumprir devidamente as suas obrigações de pagamento, reservamo-nos o direito de cobrar o crédito.
c) Se as mercadorias sujeitas a reserva de propriedade forem combinadas e misturadas, adquirimos a copropriedade do novo artigo na proporção do valor da fatura das mercadorias sujeitas a reserva de propriedade em relação aos outros artigos processados no momento do processamento.
d) Comprometemo-nos a libertar as garantias a que temos direito, a pedido do utilizador, na medida em que o valor realizável das nossas garantias exceda em mais de 10% o crédito a garantir. A seleção das garantias a libertar é da nossa responsabilidade.
§ 6 Garantia
(1) Aplicam-se os direitos legais relativos à responsabilidade por defeitos.
(2) Na qualidade de consumidor, o utilizador deve verificar os bens imediatamente após a sua entrega quanto à sua integridade, defeitos óbvios e danos de transporte e notificar a nossa empresa e o transportador de quaisquer reclamações o mais rapidamente possível. Se não o fizer, isso não tem qualquer efeito sobre os seus direitos legais de garantia.
(3) Se uma caraterística dos bens se desviar dos requisitos objectivos, o desvio só será considerado acordado se tiver sido informado por nós antes de apresentar a declaração contratual e se o desvio tiver sido expressa e separadamente acordado entre as partes contratantes.
(4) Se o utilizador for um empresário, aplica-se o seguinte, em derrogação das disposições de garantia acima referidas:
a) Apenas as nossas próprias especificações e a descrição do produto pelo fabricante são consideradas como qualidade do produto, mas não outras publicidades, promoções públicas ou declarações do fabricante.
b) Em caso de defeito, a garantia é assegurada, à nossa discrição, por reparação ou entrega posterior. Se a correção dos defeitos não for bem-sucedida, o utilizador pode exigir uma redução do preço ou rescindir o contrato à sua discrição. Considera-se que a retificação dos defeitos falhou após a segunda tentativa infrutífera, salvo se a natureza dos bens ou do defeito ou outras circunstâncias indicarem o contrário. Em caso de correção de defeitos, não somos obrigados a suportar os custos acrescidos decorrentes do transporte dos bens para um local diferente do local de cumprimento, desde que o transporte não corresponda à utilização prevista dos bens.
c) O período de garantia é de um ano a partir da entrega das mercadorias. O prazo reduzido não se aplica:
- Em caso de danos culposos que nos sejam imputáveis e que resultem de lesões à vida, à integridade física ou à saúde, e em caso de outros danos causados intencionalmente ou por negligência grave.
- Se tivermos ocultado fraudulentamente o defeito ou se tivermos assumido uma garantia de qualidade do artigo;
- A objetos que tenham sido utilizados num edifício de acordo com a sua utilização normal e que tenham causado o respetivo defeito.
- Em caso de reclamações legais que o utilizador tenha contra nós em relação a direitos de garantia.
§ 7 Escolha da lei, local de cumprimento, local de jurisdição
(1) Aplica-se o direito alemão. No caso dos consumidores, esta escolha de lei só se aplica na medida em que a proteção concedida por disposições imperativas da lei do estado de residência habitual do consumidor não seja retirada (princípio da favorabilidade).
(2) O local de execução de todos os serviços decorrentes das relações comerciais existentes connosco e o local de jurisdição é a nossa sede social, desde que o utilizador não seja um consumidor mas um comerciante, uma entidade jurídica de direito público ou um fundo especial de direito público. O mesmo se aplica se o utilizador não tiver um local de jurisdição geral na Alemanha ou na UE ou se o seu local de residência ou domicílio habitual não for conhecido no momento em que a ação é intentada. Tal não afeta o direito de recurso para o tribunal de outro local de jurisdição legal.
(3) As disposições da Convenção das Nações Unidas para a Venda Internacional de Mercadorias não são expressamente aplicáveis.
II. Informações para os clientes
1. Identidade do vendedor
Bilderdepot24 GmbH & Co. KG
Grenzgrabenstraße 6
13053 Berlin
Alemanha
Telefone: +4935126170324
E-mail: info@cosimira.pt
Resolução alternativa de litígios:
A Comissão Europeia disponibiliza uma plataforma para a resolução extrajudicial de litígios online (plataforma ODR), que pode ser acedida em https://ec.europa.eu/consumers/odr.
Não estamos dispostos nem somos obrigados a participar em processos de resolução de litígios perante comissões de arbitragem de consumidores.
2. Informações sobre a celebração do contrato
As etapas técnicas para a celebração do contrato, a celebração do contrato propriamente dita e as opções de correção são realizadas em conformidade com as disposições "Celebração do contrato" das nossas Condições Gerais de Venda (Parte I).
3. Idioma do contrato, armazenamento do texto do contrato
3.1. O idioma do contrato é o português.
3.2. O texto completo do contrato não é armazenado por nós. Antes de enviar a encomenda através do sistema de carrinho de compras online, os dados do contrato podem ser impressos ou guardados eletronicamente através da função de impressão do browser. Após a receção da encomenda, os dados da encomenda, as informações exigidas por lei para os contratos de venda à distância e as Condições Gerais de Venda ser-lhe-ão novamente enviados por e-mail.
3.3. No caso de pedidos de propostas fora do sistema de carrinho de compras online, receberá todos os dados contratuais como parte de uma proposta vinculativa em forma de texto, por exemplo, por e-mail, que pode imprimir ou guardar eletronicamente.
4. Caraterísticas essenciais dos bens ou serviços
As características essenciais dos bens e/ou serviços podem ser consultadas na respetiva proposta.
5. Preços e métodos de pagamento
5.1. Os preços indicados nas respetivas propostas, bem como os custos de envio, representam os preços totais. Incluem todos os itens do preço, incluindo todos os impostos aplicáveis.
5.2. Os custos de envio não estão incluídos no preço de compra. Estes custos podem ser consultados através de um botão correspondente no nosso site ou na respetiva proposta, são apresentados separadamente durante o processo de encomenda e são suportados pelo cliente, a menos que tenha sido acordada uma entrega gratuita.
5.3. Se a entrega ocorrer fora da União Europeia, poderão ser incorridos custos adicionais pelos quais não somos responsáveis, tais como direitos aduaneiros, impostos ou taxas de transferência de dinheiro (taxas de transferência ou de câmbio das instituições de crédito), que serão suportados pelo cliente.
5.4. Quaisquer custos incorridos com a transferência de dinheiro (taxas de transferência ou de câmbio das instituições de crédito) serão suportados pelo cliente nos casos em que a entrega ocorra num Estado-Membro da UE mas o pagamento tenha sido iniciado fora da União Europeia.
5.5. Os métodos de pagamento disponíveis são apresentados no nosso site ou na respetiva proposta, através de um botão com a indicação correspondente.
5.6. Salvo indicação em contrário nos métodos de pagamento individuais, os créditos de pagamento decorrentes do contrato celebrado devem ser pagos imediatamente.
6. Condições de entrega
6.1. As condições de entrega, a data de entrega e as eventuais restrições de entrega existentes podem ser consultadas num botão correspondente no nosso sítio Web ou na respetiva oferta.
6.2. Se é consumidor, a lei estipula que o risco de perda acidental e de deterioração acidental dos bens vendidos durante a expedição só passa para si no momento da entrega dos bens, independentemente de a expedição ter ou não seguro. Isto não se aplica se tiver contratado independentemente uma empresa de transportes não nomeada pelo empresário ou outra pessoa designada para efetuar a transferência.
Se for empresário, a entrega e a expedição são da sua responsabilidade.
7. Responsabilidade legal por defeitos
A responsabilidade por defeitos é regida pela disposição "Garantia" das nossas Condições Gerais de Venda (Parte I).
As presentes CGV e as informações para os clientes foram elaboradas pelos advogados da Händlerbund, especializados em direito informático, e a sua conformidade legal é objeto de um controlo permanente. A Händlerbund Management AG garante a segurança jurídica dos textos e é responsável em caso de avisos. Pode encontrar mais informações sobre este assunto em: https://www.haendlerbund.de/de/leistungen/rechtssicherheit/agb-service.
Última atualização: 22/10/2024